Monday, January 26, 2009

Educação & Internet : Terra Incognita


Cursos à distância sempre sofreram julgamento negativo com relação a qualidade e efetividade no ensino. Ainda que costituindo muitas vezes a única forma de se atingir pessoas com inconvenientes de tempo e local, tais cursos não conseguiram angariar credibilidade perante a comunidade em geral e, muitos menos, pelo mundo corporativo.
Os cada vez mais abundantes cursos online, herdaram imediatamente esse estigma, levando muitas pessoas a definirem tais cursos como os antigos cursos por correspondência em um novo formato, mais bonito, mais high-tech.
No entanto, há uma imensa diferença entre ambos formatos : a internet.
A rede mundial de computadores vem se constituindo em um tipo de cortéx cerebral coletivo e de magnitude incomensurável.
Basta citar o Google, onde podemos realizar um experimento interessantíssimo:
Digite uma pergunta de forma coloquial , como por exemplo: Qual a diferença entre grandezas escalares e vetoriais? .
Após uma fração de segundo surge uma infinidade de tópicos relacionados, dentre eles, na maioria dos casos, vários com mesma pergunta expressa da mesma maneira!
Ou seja, somos colocados em contato tanto com a pergunta ,como com a resposta associada, elaborada por outra pessoa, ou até mesmo um grupo de pessoas, levando, de certa forma, a um compartilhamento de reflexões sobre o tema.
Evidente que o contato com falácias, interpretações equivocadas, etc, também ocorre na mesma proporção. O que leva à necessidade de filtragem da informação e justamente durante tal processo que a aquisição de conhecimento pode ocorrer atingindo níveis vertiginosos quando comparados com o estudo solitário.
Nesse sentido cursos online quando associados ao uso pedagogicamente planejado da enorme quantidade de informação contida na rede mundial, emergem não somente como uma artimanha para se driblar incovenientes de hora e local, mas como uma real possibilidade de aprendizado ainda mais efetivo do que os tradicionais cursos presenciais.
Sem dúvida, a questão acerca sobre a interação aluno/professor faz soar todos os alarmes, no entanto, ferramentas como webmail, MSN e Skype (citando os mais famosos) têm se demonstrado consagradas formas de interatividade.
Vislumbrando esse novo universo e suas tecnologias é fácil pensarmos em planos de ensino voltados a um público imenso dada as características da web .
Um raciocínio razoável e imediato.
No entato, mais interessante situação nos é colocada quando verificamos que muitas instituições, entre elas o MIT (http://pt.wikipedia.org/wiki/Massachusetts_Institute_of_Technology), vêm explorando esse novo cortéx virtual e suas facilidades na criação de núcleos de ensino/aprendizado menores!
Proporcionando, evidentemente, uma planejamento mas ajustado às necessidades do grupo.
O tema é per si empolgante e desafiador, todavia esse imensa rede pulsante ainda está longe de seu limite (se é que existe um!).
Verdadeira Terra Incognita... nos convidando, desafiando na verdade, a um novo tipo de bandeirantismo conhecimento adentro.

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